quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Superclássico

Domingo é dia do "Superclássico" da Espanha. Real Madrid e Barcelona se enfrentam pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. O Real é o atual líder do campeonato com 38 pontos, 4 pontos a frente do Barça, vice-líder da competição.


A história do clássico vem desde 1902, quando as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez, com vitória do Barça, por 3 x 1. Até hoje foram disputadas 202 partidas, com 88 vitórias do Real, 77 do Barça e 42 empates.


Para o jogo de domingo no Camp Nou, em Barcelona, tudo indica que o técnico Frank Rijkaard deixará os brasileiros Ronaldinho e Deco no banco de reservas, já que no treino desta quinta-feira nenhum dos dois treinou entre os titulares. Outro desfalque certo dos catalães é o argentino Messi, o jogador que até agora vem sendo o maior destaque do time, ficará de fora por causa de lesão.


Pelo lado do Real nenhum desfalque e a presença dos brasileiros em campo. Pepe, Marcelo, Júlio Baptista e Robinho devem ser titulares na equipe merengue, que tenta ampliar sua vantagem no campeonato.


Mas não vai ser fácil para o Real conseguir a vitória no Camp Nou. Jogando em casa, o Barça tem uma grande vantagem; são 44 vitórias, contra 16 vitórias do Real em 77 partidas. A última vitória do Real fora de casa aconteceu em 2003, depois de quebrar um jejum de 20 anos. Os "Galáticos", como era chamado o time do Real na época, venceram por 2 x 1, com gols de Roberto Carlos e Ronaldo.





O último "Superclássico" aconteceu em 10 de março, jogo válido pela temporada 2006/2007. O Barça era favoritíssimo, liderava o campeonato com 7 pontos de vantagem e o Real tinha acabado de ser eliminado da Champions League. Tudo indicava que seria um passeio dos catalães, mas a história do jogo foi outra, com Van Nistelrooy e Guti - que fez a sua melhor partida como jogador de futebol, segundo o jornal Marca - inspirados, o Real foi uma parada indigesta. O empate em 3 x 3 mostrou que no "Superclássico" não se pode apontar favoritos. Nesta partida, Messi marcou os 3 gols do Barça, Van Nistelrooy (2 vezes) e Sergio Ramos marcaram para o Real. Depois desta partida a história do campeonato foi outra, o Barça que chegou a abrir 10 pontos para o Real, se perdeu completamente. O time merengue não desperdiçou a chance e foi diminuíndo a vantagem até se sagrar campeão.


Alguns jogadores são veteranos no "Superclássico". Raúl, por exemplo, vai disputar seu 26° clássico, pelo lado do Barça o mais experiente é o zagueiro Puyol, com 15 clássicos na conta. Outros jogadores farão sua estréia no clássico; Henry (que estava lesionado e deve ficar no banco), Milito, Abidal, Bojan e Giovanni dos Santos pelo Barça e pelo lado do Real, Dudek, Pepe, Metzelder, Drenthe, Heinze, Sneijder, Marcelo e Robben.


Para domingo, o Real deve jogar com: Casillas, S. Ramos, Cannavaro, Pepe e Marcelo; Diarra, Sneijder, J. Baptista e Robinho; Raúl e Van Nistelrooy.


O Barça deve entrar em campo com: Valdés, Puyol, Márquez, Milito e Abidal; Touré, Xavi e Gudjohnsen; Iniesta, dos Santos e Eto'o.


Alguns números do "Superclássico":


Maiores goleadas do Barcelona:
No Camp Nou: 7 x 2 (temporada 1950/51)
No Santiago Bernabéu: 5 x 0 (temporada 1973/74)

Maiores goleadas do Real:
No Santiago Bernabéu: 8 x 2 (temporada 1934/35)
No Camp Nou: 5 x 1 (temporada 1962/63)

Maior goleador do "Superclássico":
Di Stéfano, do Real Madrid: 18 gols

Maior empate do "Superclássico":
5 x 5, em 10/01/1943, no Camp Nou

Títulos do Barcelona:
Uefa Champions League: 2
Recopa Européia: 4
Supercopa Européia: 2
Campeonato Espanhol: 18
Copa do Rei: 24
Copa da Liga Espanhola: 2
Supercopa da Espanha: 7

Títulos do Real:
Mundial de Clubes: 3
Uefa Champions League: 9
Copa da Uefa: 2
Supercopa Européia: 1
Campeonato Espanhol: 30
Copa da Espanha: 17
Supercopa da Espanha: 7
Copa da Liga Espanhola: 1



Nenhum comentário: